quarta-feira, janeiro 27

Projeto Cristo 90 anos foi iniciado no final de outubro

Começou, no último dia 27 de outubro, o projeto de restauração “Cristo 90 anos”, do Cristo Redentor. A ação, iniciada pelo Santuário Cristo Redentor, está focada em preparar a estátua de 38 metros de altura (30 do monumento mais oito do pedestal), localizada no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, para o aniversário das nove décadas dela — que será comemorado no dia 12 de outubro do ano que vem. O monumento foi inaugurado em 1931.

A ideia do plano é fazer a identificação dos agentes que ameaçam a integridade do Cristo, que está a 710 metros acima do nível do mar, e, a partir disso, elaborar projetos de prevenção e conservação. Dentre as ações, estão, por exemplo, evitar a perda da materialidade, bem como a perda da forma original do monumento e, também, prevenir acidentes com os visitantes do local e demais pessoas que frequentem o espaço.

O grupo que vai realizar esse trabalho será composto por uma equipe multidisciplinar com cerca de 40 profissionais — dentre os especialistas, estão técnicos de escaneamento 3D, geólogos, escultores e alpinistas, além de outros peritos. Ainda, as notícias são de que essa equipe também irá trabalhar em parceria com instituições de ensino e pesquisa — como, por exemplo, as universidades federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e Rio de Janeiro.

Vale salientar que, para a realização do Cristo 90 anos, todas as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) serão seguidas.

Curiosidade sobre o Cristo Redentor

Segundo o Santuário Cristo Redentor, “no Cristo Redentor é possível ver um discreto coração, que é uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus”. “Medindo 1,30m, é a única parte do Monumento que, revestida de pedra-sabão, é projetada para o interior da construção. Através deste símbolo, no dia da inauguração, todo o Brasil foi consagrado ao Sagrado Coração”, ressaltou o Santuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *