sábado, outubro 31

Los Angeles Lakers vencem a NBA em 2020 e Lebron James atinge o status de maior de todos os tempos

A equipe do Los Angeles Lakers venceu o Miami Heat no último domingo e conquistou o título da NBA após alcançar 4 a 2 na série das finais. Para LeBron James essa foi a quarta taça da maior liga de basquete do mundo. O jogador, considerado por muitos um dos maiores de todos os tempos já havia conquistado três títulos da NBA anteriormente, dois deles pelo próprio Miami Heat (em 2012 e 2013), adversário nas finais deste ano, e um com o Cleveland Cavaliers (em 2016). Agora, quatro anos depois, a estrela alcançou um novo troféu pelo terceiro time diferente e muitos se perguntam, já é possível afirmar que Lebron James é o maior jogador de basquete de todos os tempos, a frente de nomes como Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar?

Lebron já afirmou em uma ocasião que o título conquistado por ele com o Cleveland Cavaliers em cima do Golden State Warriors o tornava o GOAT, o maior de todos. Na época, foram 4 finais consecutivas entre as duas equipes, e no ano em que Lebron e os Cavaliers conquistaram o título a vitória veio revertendo uma vantagem de 3 a 1 para os GSW, em um campeonato que já parecia perdido. Além disso já se iam mais de 50 anos sem que a cidade de Cleveland conquistasse qualquer título em uma das quatro principais ligas esportivas do país.

Embora muitos ainda considerem Michael Jordan o maior de todos os tempos, existem coisas além dos números que podem justificar a consideração de Lebron James como o maior de todos. Se por um lado Michael Jordan possui mais títulos da NBA, 6 contra os 4 de James, isso não quer dizer muita coisa. O jogador com mais títulos da NBA por exemplo é Bill Russel, que conquistou 11 títulos com o Boston Celtics nos anos 60.

Aliás, o feito de Lebron junto aos Lakers, auxiliando a equipe a igualar o número de títulos na história com 17, junto ao Boston Celtics, apimenta ainda mais a discussão.

Lebron conseguiu conquistar títulos por 3 equipes diferentes, e disputou até agora 17 temporadas em altíssimo nível, tendo participado de 10 finais até o momento.

Ainda que a discussão não seja definitiva e tenha nela astros como Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson e Kobe Bryant, fica difícil não considerar a hipótese de que com o feito atual, o MVP das finais da NBA em 2020 não tenha realmente atingido o posto de melhor de todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *