Diploma do Ensino Médio e Fundamental Gratuito em 2018

Diploma do Ensino Médio e Fundamental Gratuito em 2018 – Conheça o Encceja e saiba como estudar para o Exame

Diploma do Ensino Médio e Fundamental Gratuito em 2018 – Confira dicas que irão te auxiliar a conquistar uma boa pontuação no Encceja 2018!

Nem todo muito possui muita facilidade para estudar para provas, não é mesmo? Especialmente aquelas pessoas que estão há anos sem estudar e atualizar seus conhecimentos. E, quando ela se vê na necessidade de retomar os estudos, sente uma certa dificuldade.

Isso é uma coisa completamente normal, afinal, nossa mente acaba desacostumando, perdendo o hábito. Agora, imagine para as pessoas que, infelizmente, por alguma razão pessoal, não puderam finalizar seus estudos do Ensino Fundamental ou Médio?

O Encceja é um exame inteiramente gratuito e de cunho voluntário, que garante a estas pessoas que não tiveram a chance de concluir a escola, a oportunidade de ganhar seu tão desejado certificado de conclusão de estudos.

ENCCEJA 2018

Para os indivíduos que querem o certificado do Ensino Fundamental, é necessário ter idade mínima de 15 anos. Já aqueles que necessitam do certificado do Ensino Médio, a faixa etária mínima é de 18 anos.

Se você é uma destas pessoas e já garantiu a sua inscrição para a edição do Encceja 2018 (que ocorre no dia 22 de outubro) e não sabe o que estudar, fique conosco, pois neste post, nós preparamos alguns itens que irão te ajudar no que estudar para o Encceja e como obter uma boa pontuação.

Matérias que cairão no Encceja 2018

O conteúdo de matérias da prova do Encceja se baseia no Exame do Ensino Médio (O Enem). Como se trata de dois níveis de ensino, o Fundamental e Médio, há uma pequena diferença em cada exame, sendo que a avaliação do Ensino Médio possui mais matérias.

Veja a seguir as matérias que estarão presentes no Encceja 2018:

Ensino Fundamental

– Língua Portuguesa;

– Matemática;

– História e Geografia;

– Ciências;

– Atualidades.

Ensino Médio

–  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

– Matemática;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Redação.

O que estudar para o Encceja

Está na dúvida para o que estudar no Encceja 2018? Nós vamos simplificar para você. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu portal a apostila de estudos do Encceja, que são divididas em quatro volumes introdutórios.

Para ter acesso aos materiais das apostilas e iniciar os seus estudos o quanto antes, basta acessar o portal do Inep.

Mudança na data do Encceja 2017

Originalmente, a data marcada para a aplicação da prova do Encceja 2017 era o dia 8 de outubro. No entanto, houve uma alteração, devido a a grande demanda de inscritos. Sendo assim, a nova data da avaliação do Encceja está marcada para o dia 22 de outubro. Anote no seu calendário!

Para os brasileiros inscritos no Encceja e que moram no exterior, a data da prova está marcada para o dia 10 de setembro. Já o Encceja Exterior PPL, que corre apenas no Japão e Guiana Francesa tem início no dia 11 de setembro e se encerra no dia 22 do mês.

Resultado do Encceja 2017

O sucesso da nota obtida no exame do Encceja é publicado de acordo com o calendário do programa. Sendo assim, é necessário ficar alerta quando as prazos. É importante ressaltar que se você conseguir uma pontuação superior a 50%, suas chances de conquistar o desejado certificado de conclusão são ainda maiores.

A plataforma do Inep possui uma série de informações e dicas que poderão te ajudar (e muito) na hora de realizar a prova, por isso é de extrema importância dar uma lida no edital do Encceja e acompanhar o cronograma programático do procedimento do Encceja 2018.