A Dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa

A Dieta Dukan, também conhecida como Dieta Francesa ou Prototal, foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan. A dieta segue a linha de uma redução muito grande do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras.
Assim como a Dieta da Proteína, a Dieta Dukan é dividida em quatro fases que se chamam de Fase de Ataque, Fase de Cruzeiro, Fase de Consolidação e Fase de Estabilização Permanente.
Fase de Ataque: A Fase de Ataque dura de 2 a 7 dias e é a fase mais difícil da dieta, onde se permite apenas alimentos ricos em proteínas. Nessa fase a perda de peso é muito grande e a alimentação é composta basicamente de: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.Fase de Cruzeiro: Legumes e verduras são somados a alimentação aos poucos, variando os dias de consumo de proteínas com  o consumo da mesma junto aos vegetais permitidos. Vale salientar a importância de atingir o peso desejado nessa fase da dieta. Durante a fase de Cruzeiro deve-se tomar no mínimo 1,5 litros de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos, escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.
Fase de Consolidação: Outros alimentos serão adicionados a essa fase com o intuito de evitar o reganho de peso, que geralmente acontece quando se perde peso rápido. A fase de consolidação tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Os alimentos adicionados nessa fase são: uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.
Fase de Estabilização Permanente: Essa fase deve ser seguida durante toda a vida, para que mantenha o peso conquistado. É extremamente importante seguir 3 regras básicas para o sucesso da dieta: a Fase de Ataque (primeira fase) deve ser feita pelo menos uma vez por semana, devem-se também praticar atividades físicas e o consumo de 3 colheres de aveia todos os dias.
Sobre as atividades físicas: A dieta Dukan é uma maneira de planejar a alimentação de forma bem sistemática e ordenada para que se chegue ao peso desejado. Como qualquer dieta, as atividades físicas contribuem de maneira muito importante para o sucesso da mesma. As fases da dieta Dukan têm durações diferentes, porque eles dependem do número de quilos que você precisa perder. São necessários pelo menos três semanas para que o corpo altere de forma significativa, portanto é importante que a rotina de exercícios seja feita pelo menos nessa quantidade de tempo. Vale salientar a importância de praticar esportes de forma saudável durante toda a vida. Essas atividades podem variar de pessoa pra pessoa, dependendo do gosto e corpo de cada um, exemplos: natação, futebol, caminhada, ciclismo, fitness e muitos outros.
As desvantagens da dieta Dukan: A alimentação na dieta é feita de extremos. Você elimina praticamente os carboidratos e se alimenta de proteínas e gorduras em excesso. A Dieta Dunkan está no grupo das dietas restritivas, interferindo e muito no seu cotidiano, você é privada de vários alimentos principalmente os carboidratos. Todo extremo é difícil de seguir, provavelmente mudando até o seu humor. Embora tenha sido criada por um especialista, a Dieta Dunkan, sendo a dieta da moda, é feita quase sempre sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação, esse sem dúvida é o maior dos problemas já que nunca se deve fazer uma dieta sem o acompanhamento de um médico e nutricionista.

A Agência de Segurança Alimentar e Nutrição como a Associação Espanhola de especialistas em dietas e Nutricionistas alertaram para os efeitos ruins da dieta Dukan, cada vez mais popular devido a um marketing forte e inteligente dos livros de Pierre Dukan nas lojas. Também na França, os especialistas da Agência Nacional de Segurança Alimentar deixaram claro para o consumidor dos riscos de se fazer esse “regime desequilibrado” e fizeram uma possível ligação da Dieta Dukan com o aparecimento de cancro e de problemas cardiovasculares ao longo do tempo.
Créditos das Imagens:Autor da Imagem em destaque: PublicDomainPicturesCategoria: Título do ArtigoAutor da Segunda Imagem: JacsonCategoria: Subtítulo (Sobre as atividades físicas)Autor da Terceira Imagem: MeuBanco de Imagens.comCategoria: Subtítulo (As desvantagens da dieta Dukan)Observação: Todas as imagens foram modificadas.